Covid-19: Multa para quem chega a Espanha sem teste negativo

Turistas e passageiros que cheguem a Espanha sem teste à covid-19 negativo podem ser sancionados com multas até 6.000 euros

 

A Ministra dos Negócios Estrangeiros espanhol anunciou esta sexta-feira que os passageiros que cheguem a Espanha sem teste à SRA-CoV-2 negativo podem ser sancionados com multas de até 6.000 euros.

Deve ser apresentado o teste de despistagem, realizado 72 horas antes de chegarem a Espanha. Este deve ser efetuado por todos os cidadãos provenientes da maioria dos Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal. Contudo, existe uma exceção para a região autónoma das Ilhas dos Açores.

Foi publicado no Boletim Oficial do Estado espanhol, a lista de zonas e países considerados de risco com vista à entrada por via aérea ou marítima em Espanha.

Segundo as normas, o documento comprovativo do teste de diagnóstico de infeção ativa, deve estar escrito em espanhol e/ou inglês. Quem não o apresentar será autuado, e terá de se submeter a um teste rápido de forma a garantir uma mobilidade segura.