Dia Mundial da Poesia

O Factualidades celebra hoje, dia 21 de Março, o dia mundial da poesia, o dia mundial da árvore e o dia internacional da floresta.

O Dia Mundial da Poesia é celebrado anualmente no dia 21 de março com o objetivo de homenagear poetas, reviver as tradições orais de poesia, promover a leitura e a escrita de poesia e apoiar a diversidade linguística na poesia. A data foi implementada, em 1999, na 30ª Conferência Geral da UNESCO.

O Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta também se celebram neste dia com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e para a recuperação das florestas. A partir de 2012,  o Dia Internacional da Floresta passou a ser comemorado a 21 de março, no arranque da primavera.  Em Portugal, o 1º Dia Mundial da Floresta foi comemorado a 21 de março de 1972.

No âmbito da celebração destas datas, o factualidades desafiou 4 poetas a declamarem poemas alusivos ao início da Primavera.

Os Poetas

Lisa Lynn Ericson

Lisa Lynn Ericson

Lisa Lynn Ericson nasceu em Lisboa e é autora de livros de não-ficção e de poesia, incluindo Simplicidade Vibrante: Pensamentos Poéticos de um Fado Feliz, publicado em 2021 por Helvetia Éditions.

Site: www.LisaLynnEricson.com           Instagram: @lisalynnericson   

Tiago Nené

Tiago Pereira Nené

Tiago Nené é um poeta e tradutor português residente em FaroPublicou o livro Versos Nus, o livro Obscuro Objeto de desejo e publicou, ainda,  sob o pseudónimo Sylvia Beirute, o livro Uma Prática para Desconserto.

Livro: https://www.wook.pt/livro/este-obscuro-objecto-do-desejo-tiago-nene/19842418

Margarida Vale de Gato

Margarida Vale de Gato

Margarida Vale de Gato é tradutora, escritora e professora auxiliar na Faculdade de Letras da ULisboa. Doutorou-se em 2008 com uma tese sobre a receção de Edgar Allan Poe na lírica portuguesa. Publicou os livros de poesia Lançamento (2016) e Mulher ao Mar (este último, uma coletânea em curso desde 2010).

Instagram: @margaridavalede

Ana Freitas Reis

Ana Freitas Reis

Ana Freita Reis vive em Lisboa e é Licenciada em Psicologia. Publicou poemas em diversas revistas como a  Egoísta, a Caliban, a Capivara, entre outrasHá 5 anos que escreve semanalmente poesia para o programa de rádio Em transe, actualmente na rádio SuperBock SuperRock. Tem também uma rubrica quinzenal de poesia à sexta-feira na Revista Intro.

Instagram: @anafreitasreis                     Livro https://abysmo.pt/produto/cordaol