Mundial2022: depois de vencer o Azerbaijão, Portugal voa para a Sérvia

A equipa das quinas de futebol defronta no sábado a Sérvia para o apuramento para o Mundial2022

 

 

 

1-0 foi o resultado que fechou o marcador da noite de ontem, em Turim, Itália, com uma vitória de Portugal frente ao Azerbaijão. Hoje é um novo dia e, sem tempo para celebrações, a equipa de Fernando Santos parte rumo a Belgrado, capital da Sérvia, onde vai defrontar os sérvios no sábado, pelas 19:45.

 

A seleção portuguesa, ainda antes de descolar para Belgrado, já efetuou o primeiro treino, em Turim, com vista ao jogo de sábado, no qual estiveram presentes os titulares do jogo com o Azerbaijão a efetuarem recuperação no ginásio, esclareceu hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

 

O segundo jogo do Grupo A, no qual Portugal se insere, faz parte da ronda tripla inicial de apuramento para o Mundial2022, que termina com a visita ao Luxemburgo.

 

Para que a equipa lusa consiga garantir uma oitava participação, e sexta consecutiva no Mundial, cuja edição de 2022 se realiza entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2021, no Qatar, precisa de vencer o agrupamento. Caso fique em segundo lugar na classificação, vai ter de jogar um play-off.

 

 

Árbitro da partida

 

 

Já é conhecido o árbitro escolhido para a partida de sábado, frente à Sérvia. O holandês Danny Makkelie, de 38 anos, vai arbitrar pela sexta vez um jogo da seleção principal de Portugal, tendo nos anteriores dirigido dois jogos de qualificação para Mundiais, para o de 2018, com a Hungria, e para o de 2014, com a Irlanda do Norte.

 

Para quem acredita em superstições, esta pode beneficiar Portugal: em ambos os jogos arbitrados pelo holandês, de qualificação para Mundiais, a equipa das quinas venceu.

 

Mais recentemente, em jogos da Liga das nações, Makkelie ‘apitou’ o Suécia-Portugal (2-0), em setembro de 2020, e o Itália-Portugal (0-0), em novembro de 2018, muito depois de ter estado num particular entre Portugal e França (0-1), em 2015.

 

50ª vitória de Fernando Santos

Depois de o selecionador português Fernando Santos ter alcançado ontem a 50ª vitória ao comando da seleção portuguesa de futebol, segue-se o próximo objetivo do ex-treinador do SL Benfica, Sporting Clube de Portugal e FC Porto, que é somar mais dois triunfos no arranque do Grupo A europeu de apuramento para o Mundial de 2022, nos jogos nos redutos de Sérvia (sábado) e Luxemburgo (terça-feira).